Cromagem
A utilização dos recursos mais avançados na indústria da automação permitiu a CRK apresentar ao cliente um sistema de gerenciamento e controle de dados e produção de máxima confiabilidade
Soluções relacionadas: Linhas de Montagem, Rastreabilidade, Software Supervisório e Testes
Cliente: 
Stihl
Desafio proposto: 

O cliente apresentou à CRK uma linha para eletrodeposição de material no interior de cilindros de motores a combustão. O processo envolve desde a preparação da peça até a eletrodeposição, no caso a cromagem. Como resultado do projeto de automação e controle elaborado pela CRK juntamente ao cliente, o operador é responsável pelo abastecimento manual das peças em dispositivos que transportam as peças nos tanques com reagentes químicos onde ocorre a preparação e eletrodeposição do material. O software desenvolvido pela CRK controla vários modelos de cilindros trabalhando ao mesmo tempo, sendo cada um com características de processo independentes, gerenciadas através da interface de computador criada também pela CRK para editar receitas de cromagem.
O desafio apresentou dois pontos críticos: o primeiro era o tempo em que cada modelo de cilindro devia ficar submetido ao banho de cromo seguindo o padrão de tempo de cada modelo. Portanto, era necessário um processo que pudesse controlar a inserção e retira das pecas dos tanques de forma dinâmica e respeitando a receita de cada modelo de cilindro.
O segundo ponto crítico era o rastreamento das peças produzidas na linha. O cliente apresentou a necessidade de registrar o tempo de produção, parâmetros dos banhos químicos, temperaturas, alarmes ocorridos durante a permanência das peças na linha. Tendo assim, dados para diagnosticar quaisquer problemas de produção e produtividade.

Solução apresentada: 

A CRK implementou um sistema de gerenciamento da linha de produção que consiste em softwares desenvolvidos em CLPs, inversores de frequência e supervisórios, envolvendo protocolos de comunicação industrial cabeados e sem fio com qualidade, para permitir o total controle sobre os diversos equipamentos envolvidos no cliente. Para permitir o acompanhamento da produção e monitorar a rastreabilidade foi desenvolvido software supervisório utilizando dados armazenados em banco de dados e coletados em tempo real dos CLPs, em todo o processo de cromagem.
Além disso, a CRK ofereceu também como solução o recurso de monitoração remota.  Esta ferramenta possibilitou qualquer pessoa habilitada obter informações do andamento da produção bem como tomar ações rápidas perante a produção, caso necessário.
A utilização dos recursos mais avançados na indústria da automação permitiu à CRK apresentar ao cliente um sistema de gerenciamento e controle de dados e produção de máxima confiabilidade.

Resultados obtidos: 

O processo de cromagem foi automatizado e o controle de cada peça cromada melhorado. Hoje o cliente possui um histórico de produção envolvendo todas as informações de processo, interação humana e de ambiente, podendo diagnosticar porque algum modelo apresentou defeito.
Outro resultado muito importante para a produção do cliente, é que o operador tem, através da tela de um computador, uma visão geral de todo o processo, para controle dentro da fábrica, a criação de relatórios contendo todas as informações do histórico das peças ajuda a localizar e direcionar o fluxo dos cilindros dentro da fábrica.

A solução fornecida pela CRK trouxe os seguintes benefícios ao cliente:

  • Possibilidade de gerenciamento de dados
  • Controle de vida útil de componentes de desgastes
  • Automatização de avisos aos setores responsáveis pela manutenção de componentes e bombas, além da substituição automática de alguns itens na linha de produção
  • Redução do número de operadores alocados, podendo ser reaproveitados em outros postos de trabalho
  • Produção com menor custo

A empresa Elipse Software também fez um case sobre o assunto, este voltado para o software. Confira aqui