Soluções para automação
industrial

 

+55 51 3587.5851

Utilizando a tecnologia de Sistema de Centragem com Ajuste Pneumático Flutuante do Cabeçote, Controlador Lógico Programável (CLP) e Interface Homem Máquina (IHM) foi possível reduzir o retrabalho e consequentemente, aumentar a produção.
Soluções relacionadas: Linhas de Montagem
Cliente: 
Stihl
Desafio proposto: 

Realizar de forma precisa o fresamento de peças (sabres), garantindo a posição durante o processo e que proporcionasse a parametrização para diferentes peças e ajustes de acordo como o modelo. Além disso, a máquina necessitaria ser integrada com outras máquinas, fazendo parte de uma célula robotizada.

Essa necessidade surgiu devido à máquina utilizada para esse processo não possuir tais características.

Solução apresentada: 

Construir uma máquina que utiliza um disco de fresamento com um conceito conhecido, porém ainda não utilizado para essa função, chamado de Sistema de Centragem com Ajuste Pneumático Flutuante do Cabeçote (Spindel – cabeçote rotativo de fresamento). A CRK aplicou sua experiência, realizando mudanças nesse conceito, afim de viabilizar sua utilização na solução do problema proposto.

Como adicional, porém não menos importante, foi desenvolvido um sistema que acompanha o perfil da peça durante o processo de fresamento, a fim de coletar automaticamente toda a rebarba gerada durante o processo.

Para possibilitar a inserção de parâmetros na automação e controle da máquina, foi utilizado um Controlador Lógico Programável (CLP), bem como uma Interface Homem Máquina (IHM), onde o operador seleciona a receita (conjuntos de parâmetros) da peça a ser fresada e ou cria novas receitas de acordo com a necessidade.

Resultados obtidos: 

A total garantia do posicionamento da peça durante o processo de fresamento, a coleta de rebarbas e a facilidade para ajustes e criação de novos parâmetros, ocasionou a redução de retrabalhos e por consequência aumento de produção.

Comentar

Filtered HTML

  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <blockquote> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Plain text

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.