EPI – Equipamento de Proteção Individual

Os equipamentos de proteção individual, normalmente identificado pela sigla “EPI”, tem um papel de grande importância no ambiente de trabalho, pois são responsáveis por manter a integridade física e moral de seus utilizadores, sendo trabalhadores e também de terceiros.

Os EPI’s devem ser utilizados obrigatoriamente em ambientes que contem riscos de acidentes de trabalho, em nenhuma circunstancia deve ser retirado. Primeiramente, deve-se verificar junto a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) que é implantada nas empresas com objetivo de controlar e eliminar ao máximo os riscos de acidentes no trabalho e sempre trabalhar visando à prevenção de acidentes.
A prevenção de acidentes é a ação de levantar os riscos que contem em um determinado locar de trabalho antes que ela seja iniciada pelo profissional, pensar em todos os fatores que contribuem e prever ações ou orientações que previnam e mantenham a integridade do colaborador dando a ele um ambiente seguro para a realização do trabalho.

Inspeção de Segurança

Todo serviço especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) possui técnicos e engenheiros que trabalhar na prevenção e condições de trabalho para seus trabalhadores. As inspeções de segurança dão autoridade aos componentes do SESMT detectar os riscos de acidentes existentes no ambiente da empresa e consequentemente tomar providencias preventivas para eliminar os riscos de acidentes.
Deve ser realizado um cronograma de aplicação de rotinas diárias de inspeções que envolva inspeções periódicas, efetuadas em determinados momentos para apontar riscos previstos como desgastes, fadigas, superesforços e exposição a determinados riscos que submetem a maquinas, ferramentas e instalações.

Máquinas e Equipamentos

As questões sobre máquinas e equipamentos esta inseridas na Norma Regulamentadora (NR) 12 na qual tem sua existência jurídica assegurada pelos Art. 184 a 186 da CLT, que determina:
Art.184 – As máquinas e os equipamentos deverão ser dotados de dispositivos de partida e parada e outros que se fizerem necessidade para prevenção de acidentes do trabalho, especialmente quanto ao risco de acionamento acidental.
Fonte: http://www.sato.adm.br/clt/clt_art_184.htm

Disposições Legais

Art. 166 – A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente equipamentos de proteção individual adequado ao risco e em perfeito estado de conservação e funcionamento, sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes e danos à saúde dos colaboradores. (Redação dada pela Lei nº 6.514, de 22.12.1977)
Art. 167 – O equipamento de proteção só poderá ser posto a venda ou utilizado com a indicação do Certificado de Aprovação do Ministério do Trabalho.

Fonte : http://www.cpt.com.br/clt/consolidacao-das-leis-de-trabalho-equipamento-...

Tipos de Equipamentos de Proteção Individual – EPI

Proteção Para o Crânio:  O Capacete de segurança é o dispositivo mais comum utilizado para a proteção craniana para trabalhos em altura e também onde contem riscos de cair alguns objetos em cima do profissional.

 

Acessórios para Capacete:

Protetor Facial: Esses  equipamentos podem ser produzidos de matérias como : Acrílico , de tela, ou com anteparo aluminizado ( revestido com camada de alumínio.) , que tem como principio proteger o profissional contra eventuais possibilidades de bater a cabeça contra obstáculos.

Mascará de Soldador:  A mascará de soldador articulada ao capacete é usada para trabalhos onde esta feita o processo de soldagem tem como risco colisão com obstáculos ou ferramentas que caem.

Suporte para Lanterna: Esse acessório é usado nos trabalhos de mineração e escavação.

Protetor Auricular: O protetor tipo fone articulado no capacete devem ser usados aonde os níveis de ruídos são muito altos e também tendo o riscos de  impactos de objetos ou ferramentas contra a  cabeça do profissional.3

Proteção Para o Cabelo: Tanto como mulheres quantos homens que possuem cabelo compridos que trabalham próximos a áreas de risco como , engrenagens , correias, correntes e outros dispositivos com funcionamentos rotativos , devem ter os cabelos protegidos por capacetes já citados acima , bonés , gorros e redes que são considerados equipamentos adequados para a proteção do profissional na área de risco de arranchamento de cabelos ou do couro cabeludo.

Óculos de Proteção

Em determinadas situações é indispensável o uso de protetores faciais e /ou óculos de proteção para evitar acidentes que possam por em risco o rosto do profissional como por exemplo em setores que sejam necessários o corte de matérias , locais com contato de gases , vapores e líquidos e também contra ofuscamento e radiações lesivas ( infravermelha , ultravioleta e térmicas).

Protetor Facial

Visor de Plástico incolor: Protege o rosto e parcialmente os olhos contra objetos de materiais sólidos e respingos de produtos químicos e de matérias fundentes.

Luvas de Proteção: Equipamento de proteção contra cortes, perfurações, contatos com líquidos infláveis e também equipamento essencial para quem trabalha com energia elétrica de baixa tensão, media e alta tensão.

Calçados para proteção dos pés: os pés dos trabalhadores são bastante vulneráveis e propícios aos acidentes do trabalho. O chão sobre o qual eles se deslocam frequentemente é irregular. Sua superfície pode ser áspera ou lisa e escorregadia e também pode estar seca ou molhada, e quase sempre existem objetos no chão como pregos, rebarbas metálicas, etc.

No mercado de trabalho há muitos outros tipos de Equipamentos de proteção para evitar acidentes de trabalho e trazer segurança e conforto para a realização da atividade pelo profissional. A empresa além de disponibilizar o EPI tem o dever de fiscalizar o uso correto do mesmo.

 


Jones William da Silva
Jonesestraich@outlook.com
Formado no curso de Eletricista de Manutenção com ênfase em Automação Industrial

Comentar

Filtered HTML

  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <blockquote> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Plain text

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.